23 de nov. de 2009

As empresas de TI e a descoberta do campo educacional - Série 1:1

Tenho percebido como nos últimos anos as empresas de tecnologia tem voltados suas ações e estratégias para a área educacional.
Como educadores precisamos entender este processo e avaliá-lo com grande critério. Precisamos ser os primeiros a entender as reais possibilidades e a nos posicionar frente aos modismos.
Segue reportagem do IDG Now do UOL tecnologia sobre a Dell para sua análise.

Beijos e fiquem com Deus.

Dell lança programa de inclusão digital em escolas de São Paulo
Por Nando Rodrigues, da PC World
Publicada em 05 de novembro de 2009 às 10h12
Atualizada em 05 de novembro de 2009 às 10h45

Sala de aula conectada, em parceria com o Governo de São Paulo, inclui netbooks wireless para alunos de 26 escolas públicas em Hortolândia (SP).
A fabricante de equipamentos Dell anuncia nesta quinta-feira (5/11), a solução "Sala de aula conectada", em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O presidente e Chief Executive Officer da empresa, Michael Dell, está no Brasil para falar sobre a estratégia da empresa na área educacional.
O projeto coloca à disposição de professores e alunos modernas ferramentas para educação incluindo conteúdo interativo exclusivo preparado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), bem como notebooks e netbooks da Dell.
A iniciativa entra em prática beneficiando 6 mil alunos e 90 professores de 26 escolas públicas de Hortolândia, no interior paulista.
A sala de aula conectada é equipada com lousa interativa, conexão sem fio, projetor, sistema de som, áudio, estação móvel, notebook para professores e netbooks wireless para alunos.
O netbook voltado aos estudantes é o modelo Latitude 210, que possui tela opcional sensível ao toque, chip Atom Intel, tela de 10,1 polegadas, alça para transporte, teclado azul antibactericida, webcam e conexão sem fio.
Parceria com o CDI Ainda na área educacional, a Dell anunciou na terça-feira (3/11) a ampliação para o Brasil do programa Dell Youth Connect. Em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), o programa tem o objetivo de atender cerca de 1.100 jovens de até 17 anos com aulas de informática e cidadania, além de engajamento em projetos culturais.
A empresa investirá 872 mil reais para patrocinar nove escolas da rede CDI – três em Campinas, três em São Paulo, e outras três em Porto Alegre (RS). Por meio da Dell Global Giving, a empresa também irá doar 55 máquinas ao primeiro centro comunitário Mega CDI, que deve ser inaugurado este mês no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Joseane disse...

Nossa! Que maravilha saber sobre os avanços em Tecnologia Educacional... Que bom que as empresas estão investindo mais! A esperança é que a inclusão digital alcance cada vez mais as populações que estão há muito tempo excluídas deste processo...
Vamos torcer para que as coisas continuem melhorando!
Joseane